sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Macedónia de ervilhas com ovos escalfados

Não era para ser macedónia, mas esta dona de casa amadora e despistada, não se deu conta que quase não havia ervilhas no congelador. Por sorte, havia macedónia, e na verdade, vai dar quase ao mesmo.




























Ingredientes (para 2 pessoas):
Macedónia de ervilhas congeladas
Ervilhas congeladas
1/2 cebola
1 dente de alho picado
Lombinho de porco assado com molho (sobras desta receita, se não, com bacon também fica óptimo)
2 ovos
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
Arroz aromático para acompanhar
Azeite, sal, pimenta preta, mistura da Margão pimentão e louro  e vinagre de vinho


Confecção:
Pique a cebola e o dente de alho e leve refogar num pouquinho de azeite. 
Acrescente os legumes, o molho da carne assada e uns pingos de água. Tempere com sal, pimenta, a mistura de pimentão e louro, a folha de louro e o tomilho. Deixe cozer lentamente, durante 7 minutos. No fim, acrescente a carne cortada em rodelas fininhas, mexa e reserve quente. 
Entretanto faça o arroz branco para acompanhar: num tacho com um fio de azeite, deite o arroz e deixe fritar uns minutos. Adicione água bem quente (uma medida e meia de água para 1 medida de arroz), tempere com sal,baixe o lume para o mínimo e cozinhe por 10 minutos.
Escalfe os ovos: num tacho fundo, coloque água até ficar quase cheio. Deixe a água aquecer bem, mas sem levantar fervura. Adicione uma colher de sopa de vinagre, mexa muito bem com um fuet até a água ficar com aspecto de funil, e vire cuidadosamente para dentro desse remoinho o ovo. Deixe cozer uns 4 minutos, sem nunca deixar a água ferver. Repita a operação para o outro ovo.
Sirva as ervilhas, com o arroz e os ovos.











Sem comentários:

Enviar um comentário