segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Frango com legumes (uma inspiração de outono)

É mais ou menos isto que me vem a cabeça quando penso neste prato. São as cores e o modo de preparação que me fazem lembrar o outono.
Até há algum tempo, não gostava do outono. Significava que o verão se tinha ido e o inverno estava quase a chegar. Hoje em dia aprecio estes dias mais frios, as folhas a caírem, o sol que já não aquece e a vontade de um aconchego á noite.
Apesar disso, há uma coisa que o outono tem, que ainda me faz sofrer bastante: a mudança da hora e a rapidez com que a luz do dia desaparece. 
Sou sem dúvida uma pessoa que gosta do ar livre, das ruas e dos jardins e, a noite não me puxa para os passeios e para as tarefas domésticas. Odeio chegar a casa de noite, e embora não sendo tarde, tenho sempre a sensação que o é. Sinto-me um bocado como um bichinho que se recolhe á sua toca, mal a sol começa a desaparecer. As noites frias dão-me preguiça, vontade de tomar banho, enfiar um pijama e não fazer mais nada.
Será que algum dia desistem de mudar a hora no outono? Quem me dera que que sim!..




Ingredientes:
3 peitos de frango
1 beringela pequena
1 courgette pequena
Cogumelos brancos
1 Pimento vermelho
Paprica
Tomilho 
Mistura Margão pimentão e louro
Sumo de limão
Azeite, sal e pimenta preta



Confecção:
Tempere os peitos de frango com sumo de limão, sal, pimenta e paprica. Deixe tomar gosto cerca de 30 minutos.
Numa frigideira com azeite bem quente, sele os peitos de frango até ficarem dourados. Retire, coloque num pirex e leve ao forno previamente aquecido nos 200º.
Lave e corte os legumes: a beringela e a courgette em rodelas grossas, o pimento em tiras largas e os cogumelos em metades.
Na mesma frigideira salteie os legumes. Tempere com sal, pimenta preta, tomilho e a mistura de pimentão e louro. 
Retire os peitos de frango do forno e aproveite o líquido que entretanto se formou. 
Passe os legumes para um pirex maior, regue com azeite e o liquido do frango. Deite por cima os peitos de frango e leve novamente ao forno até o frango e os legumes estarem cozidos.
Acompanhe com arroz branco.
















1 comentário: