quinta-feira, 16 de maio de 2013

Favas estufadas

A vida tem coisas espantosas. Quando era miúda não podia sequer cheirar as favas a cozinharem no tacho, só o cheiro já me deixava mal disposta. Costumava ficar furiosa (amuada, vá) com a minha Mãe por me obrigar a comer arroz de favas!
Desde há uns 3 anos comecei a gostar de favas. Ainda que continue a não gostar do cheiro, troco o mal que cheira pelo prazer que me dá!
Estas favas vieram da casa dos meus sogros, uns 4 quilos talvez. Fiz estas com frango e vou ainda experimentar fazer com camarão. Depois mostro-vos.
 
Deixo-vos a agora o nosso jantar de ontem.
 

Ingredientes (para 2 pessoas):
1 tigela de sopa bem cheia de favas peladas
2 peitos de frango partidos em cubinhos
1 chávena de chá de arroz agulha
Meio tomate grande maduro
1 folha de louro
2 colheres de sopa de vinho branco
1 cebola
1 dente de alho
Azeite, sal, pimenta, e mistura seca de louro e pimentão da espiga

Confecção:
Começar por estalar a cebola e o alho em azeite e de seguida juntar as favas. Acrescentar de seguida as favas, o tomate pelado e partido em pedaços, a folha de louro e o frango. Mexer um pouco, deixar tomar gosto uns 5 minutos de seguida temperar com o vinho, sal, pimenta preta e a mistura da espiga.
Deixar cozinhar em lume médio uns 15 a 20 minutos.
Rectificar os temperos e servir com arroz branco.






































































1 comentário: