domingo, 28 de abril de 2013

Salmão com batatas e castanhas

Vocês devem achar que eu não tenho as 5.ªs feiras todas! Ai e tal, detesto salmão, aquilo não se digere aqui dentro, a textura parece um lençol de flanela e depois... pimba! Toma lá um salmão grelhado. E a verdade é que é mesmo assim. A outra verdade é que não chateia por aí além comer uma posta de salmão da grossura dum lenço de seda, grelhado e temperado apenas com limão e muito pouco sal.
A minha mãe, que sabe que adoro aquelas batatinhas novas minúsculas, trouxe-me um punhado que viu à venda no mercado lá da terra. Aproveitei as batatinhas para as saltear com castanhas e servi com o salmão. Simples e delicioso!
 
Ingredientes (para 2 pessoas):
2 postas de salmão
1 tigela de batatinhas novas
1/2 tigela de castanhas descongeladas
1/2 pimento vermelho
Sumo de limão, azeite, orégãos, sal, pimenta e colorau
 
Confecção:
Temperar o salmão com limão e deixar tomar gosto por 15 minutos. Enquanto isso, esfregar muito bem as batatas debaixo de água corrente, para lhes tirar a terra.
Levar uma panela ao lume com água e assim que ferver juntar as batatinhas. Deixar cozer uns 5 minutos. Quando faltar 2 minutos acrescentar as castanhas. Retirar as batatas e as castanhas da água e escorrer bem.
Levar ao lume uma frigideira com azeite e quando quente juntar as batatas e as castanhas. Temperar com sal, orégãos, pimenta e colorau. Deixar saltear em lume médio-alto. Grelhar as postas de salmão e o pimento vermelho a gosto e no fim temperar com sal.
Servir com as batatas, castanhas e tirinhas de pimento.







2 comentários:

  1. O truque para que não fique seco e tipo palha é cozinhá-lo em lume muito brando e sem deixar ganhar crosta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Eu tenho noção do que escreveste, mas como a gordura do salmão me deixa enjoada, acabo por preferir comê-lo um bocadinho mais seco. Mas sim, é verdade que aqueci demasiado o grelhador. :)

      Eliminar