sábado, 27 de abril de 2013

Arroz malandrinho com raia e 7 gramas de ternura

Tal como a senhora do blog maravilhoso que é o 7 gramas de ternura, também aqui em casa adoramos arroz malandrinho. Esta adoração não é nova e não há como desaparecer. 
Assim que vi a receita no seu blog, não a tirei mais da cabeça. Esperei pelo fim de semana para ir à peixaria e... zuca! Lá vim eu para casa com uma raia partida às postas!
Não inovei nem inventei nada relativamente à receita que me serviu de inspiração. Contudo, deixo-vos a descrição de como preparei a refeição.
 
 
Ingredientes (para 2 pessoas):
1 raia fresca pequena cortada em postas (a Sra. da peixaria encarregou-se de a limpar e partir)
1 limão
Farinha de milho para fritar a raia
1 chávena de chá de arroz carolino
1 chávena de chá de brócolos partidos em raminhos
1/2 lata pequena de feijão vermelho cozido
1/4 de pimento vermelho cortado em pedaços
1/2 tomate coração de boi (ainda tenho congelados que recebi da minha sogra)
1/2 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
Azeite, sal, pimenta
 
 
Confecção:
Lavar a raia muito bem sobre água corrente. Colocar as postas num recipiente e cobrir com água e sumo de 1 limão durante 30 minutos. 
Picar a cebola e o alho e levar a alourar em azeite. De seguida, acrescentar o tomate cortado em pedaços, a folha de louro e o pimento, temperar com um pouquinho de sal e pimenta e deixar cozinhar 10 minutos. Acrescentar um pouco de água quente se for preciso.  De seguida, juntar o arroz e os brócolos. Adicionar água quente (eu costumo juntar 3 vezes a medida do arroz), rectificar os temperos e deixar cozinhar uns 14 minutos. Quando faltar 2 minutos, juntar o feijão vermelho escorrido.
Entretanto, retirar o peixe da água e secar. Temperar com um pouco de sal, passar pela farinha de milho e levar a fritar em óleo quente.
No final, servir o arroz com as postas de raia.
 
No fim da refeição, sorrir e apreciar uma belíssima tarde de sol!







2 comentários:

  1. Bom dia!
    O que eu gosto de raia..., e já nem me lembro a ultima vez que comi.
    Está uma refeição de conforto, tal como eu gosto.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    Bem que pratinho tão lindo, está com umas cores que convida a meter a colher!
    Com esse aspecto deve estar mesmo deliciosos!

    Beijinhos;

    Sobremesas de Domingo,

    ResponderEliminar