quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Meio desabafo

Ontem a minha passagem pela cozinha correu muito mal, foi um daqueles dias que mais valia estar quietinha... ou ir jantar fora.
Desde a minha insistência em comer coisas que não gosto (é estúpido, eu sei, mas ao que parece ainda não aprendi), à comida salgada, passando por este pão que ficou com o rabo queimado, houve de tudo.
Deitei-me mais aborrecida que eu sei lá. Ainda por cima, esta história do cão Zico que matou um bebé, e todos os comentários que tenho lido pela blogosfera, têm-me deixado bastante perturbada.
Não quero, nem vou comentar isso porque aqui não é o lugar. Opiniões todos temos, mas extremismos (de ambas as partes) parece-me algo perigoso.
 
A receita deste pão fui buscar aqui e fiz ligeiras alterações, essencialmente por falta de ingredientes na despensa.
 
Deixo aqui o copy/paste com as minhas alterações.
 
 
Fiquem bem.

 
Ingredientes:
250 ml de leite
60 gr de manteiga
2 ovos biológicos
2 c. chá de sal
390 g de farinha T55
170 g de farinha integral
2 c. sopa de açúcar amarelo
2 c. chá de fermento padeiro granulado
1 c. de sopa de sementes de sésamo

Preparação na MFP:
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina começando pelo leite. 
Selecione o programa de "Massas".
Retire a massa para uma superfície enfarinhada, molde uma bola, polvilhe com as sementes de sésamo e coloque-a num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Se gostar do efeito, em  cima, corte a massa com uma tesoura.
Leve ao forno pré aquecido a 170ºC durante 30 minutos. Faça o teste com o palito antes de o retirar do forno.
Deixe arrefecer um pouco sobre uma grade antes de cortar.





2 comentários:

  1. Olá Maria!
    Não desanime porque isso acontece a toda a gente!!!E sabes acontece quase sempre quando queremos que tudo fique perfeito.
    O pão acho que tem muito bom aspecto e deve estar bom, quentinho com manteiga hummmm.
    Para a próxima que volte a fazer pão meta uma tigela com água quente no forno que o vapor faz com que o pão fique mais fofo e não deixa queimar tanto.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas palavras não podiam estar mais certas...
      Obrigada pelo conselho.
      Um beijinho,

      Eliminar