segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Queijadinhas de amêndoa

E pronto, mais uma experiência que em sabor correu bem, mas em técnica nem tanto. Segui a receita da Laranjinha à risca (excepto na temperatura, aqueci o forno até aos 200.º) e gostei bastante do sabor, sobretudo porque não ficaram exageradamente doces, que é precisamente o que eu não aprecio nas queijadinhas.
Eu não fazia ideia que as queijadinhas, quando estão no forno incham e depois racham... e isso deixou-me bastante decepcionada com o aspecto. Mas agora já sei, da próxima vez não podem ficar tanto tempo no forno, é que não só racharam como ainda por cima acho que cozeram demasiado. Acho que isto é próprio da inexperiência, para a próxima corre melhor.
Resta dizer que não usei massa folhada, mas umas tacinhas de bolacha que comprei na Casa Januário, no Porto.

Deixo aqui um copy/paste da receita da Laranjinha:

Ingredientes:
500g de massa folhada (usei 2 embalagens de massa folhada fresca)
150g de amêndoa finamente ralada
180g de açúcar
6 ovos
200g de queijo fresco em creme
2dl de natas
açúcar em pó e canela para polvilhar


1. Ligar o forno e regulá-lo para os 250ºC.

2. Estender a massa folhada com o rolo de modo a que fique com 0,5 cm de espessura. Enrolar como se fosse uma torta. Cortar em fatias com cerca de 1 cm.

3. Colocar os círculos de massa nas formas de queques. Esticar a massa com os polegares de modo a forrar o interior das formas.

4. Colocar as formas com a massa num tabuleiro de forno.

5. Misturar a amêndoa com o açúcar, os ovos, o queijo fresco em creme e as natas. Bater até obter um creme homogéneo.

6. Distribuir o creme pelas formas e levar ao forno a cozer durante 20 minutos.

7. Depois de cozidas, desenformar e deixar arrefecer as queijadas. Servir polvilhadas com açúcar em pó e canela.






3 comentários:

  1. Gostei imenso do aspecto, que delícia!
    E uma boa ideia de usar assim a base de bolacha, mas não fica mole?

    ResponderEliminar
  2. Olá Luísa,
    No dia a bolacha fica dura, mas depois sim, ficam molinhas, mais ainda se as guardares no frigorífico, que foi o que eu fiz. Apesar disso até são saborosas, o que me pareceu que correu mal, foi ter deixado cozer demasiado as queijadinhas.

    ResponderEliminar