sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Massa de Beringela

Esta massa é clássico cá em casa. Sempre que vejo beringelas gordinhas, brilhantes e firmes na frutaria, não resisto a trazê-las comigo. Não sei explicar como ou quando é que comecei a gostar de beringela, mas a verdade é que experimentei, não estranhei e gostei.
Há uns tempos, aproveitando uma ideia que vi no blog Receitas para a Felicidade, fiz lasanha de beringela, mas isso fica para depois.

Ora aqui vai a massa de beringela à Maria com Sal:

O que usei (para 2 pessoas)
1 beringela grande
1 lata de tomate em pedaços com manjericão e orégãos da Guloso
120gr de massa ninho de ovos
1cebola
5 fatias de fiambre de peru campo frio forno de lenha
Queijo mozarella ralado
Azeite, sal, pimenta, orégãos e manjericão seco

Como fiz:
Depois de lavar a beringela, coloquei-a dentro de um tacho com água fria e levei ao lume cerca de 15 a 20 minutos. Pelei a beringela, cortei em pedacinhos e reservei a água onde ela cozeu. Noutro tacho, levei ao lume azeite e uma cebola picada. Depois de estalar um pouco, acrescentei o tomate e deixei refogar cerca de 5 minutos. Acrescentei a beringela, um pouco da água da sua cozedura, temperei com sal, pimenta, orégãos e manjericão e deixei cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando.
(De vez em quando é preciso verificar se é necessário acrescentar água, para não ficar seco).
Enquanto isso, levei a massa a cozer em bastante água e sal. No final, coloquei a massa escorrida no prato, a beringela, o fiambre cortado em pedacinhos e polvilhei com o queijo ralado. Mham! Uma delícia!




Sem comentários:

Enviar um comentário