quinta-feira, 1 de novembro de 2012

E hoje que pão te apetece? Pão brioche s.f.f.

Agora deu-me para isto... Depois de um desastre e consequente redenção, fazer pão cá em casa está prestes a tornar-se numa rotina de fim de semana. E na verdade não me aborrece nada! Ganho músculo nos bracinhos de tanto amassar, posso escolher o pão que quero comer e depois há sempre a questão do orgulho! As minhas amigas nem acreditam no que me tornei! É muito divertido vê-las a comentar a minha metamorfose culinária!


Para preparação de um pão com aproximadamente 700g

Modo de preparação na máquina de pão:
Coloque 220ml de água tépida na cuba da máquina e junte o conteúdo da saqueta. Seleccione o programa "Pão Básico".

Modo de preparação manual:
Coloque o conteúdo da saqueta numa tigela, adicione 220ml de água tépida e amasse à mão, com auxílio de uma colher (cerca de 10 minutos) ou com batedeira de ganchos (cerca de 5 minutos, à velocidade média) até obter uma massa lisa. Cubra e deixe a massa descansar cerca de 45 minutos num local quente. Numa superfície enfarinhada amasse ligeiramente e forme o pão como desejar. Coloque numa forma ou tabuleiro de forno untados e enfarinhe ligeiramente a superfície do pão. Cubra com um pano e deixe levedar em local quente até que a massa dobre de volume (cerca de 1 hora). Pré-aqueça o forno a 200.º*, pincele o topo do pão com leite ou gema de ovo e leve a cozer cerca de 30 minutos*, até que esteja bem dourado.

* cozi no forno pré-aquecido a 180º, cerca de 25 minutos, mas devia ter ficado os 30 minutos.













Sem comentários:

Enviar um comentário